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Banco japonês transforma caixa eletrônico em caça-níquel.

22/07/2005

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Um banco japonês está oferecendo caixas automáticos com caça-níqueis embutidos para animar a "enfadonha" experiência de retirar dinheiro de um buraco na parede. A partir do mês que vem, os clientes das 135 agências do Banco Ogaki Kyoritsu em Gifu, uma rica cidade rural a oeste de Tóquio, poderão passar os minutos perdidos no caixa automático torcendo pela sorte.
O jogo é basicamente ilegal no Japão, e as apostas nesta mistura única de transação financeira séria e febre de jogatina certamente não são vastas. Em contraste com a maioria das outras grandes economias, o sistema bancário japonês tem sido excepcionalmente lento na introdução dos caixas 24 horas, e ainda cobra dos clientes que usam as máquinas depois do horário comercial. Qualquer saque depois das 20h, por exemplo, custa cerca de um dólar, e as taxas são muito mais altas nos fins de semana.
Mas, para os felizardos clientes do Ogaki, essas transações poderão ser gratuitas, se a sorte estiver de seu lado. Se os símbolos certos aparecerem na tela, a taxa será cancelada. Os clientes que conseguirem as palavras "Super Gold" três vezes na mesma linha ganharão cerca de US$ 9, mas só poderão recolher o prêmio dentro do banco no horário comercial.
"Normalmente, sacar dinheiro de um caixa automático é uma tarefa entediante", disse um porta-voz do banco. "Queríamos acrescentar um pouco de emoção a esta experiência, e pensamos que a introdução de um jogo tipo caça-níqueis, que todo mundo sabe como jogar, seria uma boa idéia."
Julgando que seus clientes são financeiramente espertos, o banco informará as chances aos usuários dos caixas. A chance de ter a taxa perdoada é de cerca de uma em dez, enquanto a chance de ganhar o grande prêmio de mil ienes (os US$ 9) é de uma em 500. O banco diz que as chances são boas, e por isso espera muitos clientes nas agências para recolher os prêmios. Isto, admitem os gerentes, faz parte do plano.
Depois de ter relutado e demorado para introduzir as máquinas, os bancos agora temem que sua conveniência afaste os clientes das filas dos caixas comuns – um ponto de contato que sempre foi crucial para a promoção de novos produtos e serviços.
"É claro que também queríamos promover nossas contas Gold e Super Gold. Atrair para as agências as pessoas que normalmente só usam os caixas automáticos nos dá uma chance de conversar sobre a possibilidade de fazer um upgrade de suas contas", disse uma fonte do Ogaki.
A idéia do caça-níqueis é conseqüência de uma crescente sensação de pânico entre os 80 bancos regionais do Japão, que temem perder clientes para as três maiores instituições bancárias – Mizuho Financial Group, Mitsubishi Tokyo Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group. Entre os esquemas já introduzidos pelos rivais estão contas para cães, massagens e aromaterapia.
The Times Tóqui – Leo Lewis – Agência Estado