Home Blog Deputados defendem Caixa pública e Salim Mattar volta a descartar privatização
< Voltar

Deputados defendem Caixa pública e Salim Mattar volta a descartar privatização

19/02/2020

Compartilhe

Parlamentares destacaram os riscos que a venda de partes da Caixa pode causar a população

Deputados federais fizeram a defesa da Caixa pública e do seu papel social no plenário da Câmara nesta quarta-feira (5). A reestruturação – proposta pela diretoria da Caixa, prevista para ser implementada em março – e a venda das principais áreas do banco público foram a temática dos discursos dos parlamentares.

O deputado federal, Elvino Bohn Gass (PT/RS), destacou o a política de venda das subsidiarias do banco para enfraquecer o banco. “Como eles fazem? Eles tiram todas as partes boas da Caixa, ações, cartões, enfim, toda parte que pode dar rentabilidade para a Caixa poder fazer a sua parte social, que é tão importante para o povo trabalhador e estão entregando para os bancos”, enfatizou Bohn Gass.

O deputado também convocou os trabalhadores para participar das manifestações em defesa da Caixa. “Eu estou aqui para dizer mobilizem-se porque serão os peritos perfeitos”, afirmou.

A defesa do banco público também passou pelo discurso do deputado federal Zé Carlos (PT/MA). “Esse desmonte com nome de reestruturação, na realidade a Caixa está sendo desmontada. A área da construção civil é um mero exemplo do que está acontecendo nas superintendências. Eu peço apoio dos parlamentares para que não deixemos uma empresa histórica ser destruída por um governo”, ressaltou o deputado.

A deputada Érika Kokay (PT/DF) destacou a venda das loterias ao dizer que mais de 30% dos recursos dos jogos vão para as políticas sociais. Segundo a deputada, a gestão do banco quer fechar as agências prejudicando a população mais pobre. “A Caixa é responsável por 98% dos créditos habitacionais de baixa renda nesse país. Eles querem arrancar da Caixa os cartões, querem tirar o que é lucrativo. E agora são dezenas de superintendências que vão fechar. Quer fechar a Caixa que está no meio do povo, dialogando com a população. Por isso temos que defender a caixa”, defendeu Érika. (Fenae)

Mattar volta a descartar privatização de BB, Caixa e Petrobras

Salim Mattar, voltou a afirmar hoje que o governo de Jair Bolsonaro não pretende privatizar a Caixa

O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercado, Salim Mattar, voltou a afirmar hoje que o governo de Jair Bolsonaro não pretende privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobras.

“Vamos vender tudo o que é possível e deixar essas empresas para o final”, disse Mattar ao participar de um evento organizado por um banco, em São Paulo.

Ainda segundo o secretário, a Eletrobras deve ser privatizada neste ano.

“Estamos alinhavando e finalizando a melhor modelagem para o mercado e para o governo. Temos que vender a perda de controle pelo melhor valor possível, zelando pelo bem público. Teremos a modelagem pronta nos próximos dias”, disse. (O Antagonista)