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Casinos Estoril e Lisboa enfrentam o “fantasma” do fim da concessão

15/04/2019

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Stanley Ho, acionista majoritário do grupo Estoril Sol, marcou há 13 anos presença na inauguração do Casino Lisboa. (Foto: Rodrigo Cabrita/Global Imagens)

O contrato de exploração das salas de jogo de Lisboa e Estoril termina no final de 2020. Até ao momento, são desconhecidos os moldes do novo concurso

O grupo Estoril Sol, que explora os cassinos do Estoril, de Lisboa e da Póvoa de Varzim, está “apreensivo” com a aproximação do término da concessão da zona de jogo do Estoril, numa altura em que a sala da capital – a maior da Europa – se prepara para comemorar 13 anos. O contrato de exploração termina dia 31 de dezembro de 2020 e ainda estão no segredo dos deuses os moldes em que será lançado o novo concurso de âmbito europeu. Este “fantasma” tem condicionado os investimentos e obrigado a uma gestão “mais cautelosa” e “eficiente”, diz Vieira Coelho, administrador do grupo detido majoritariamente por Stanley Ho.

“Ainda não conhecemos as regras do jogo, talvez só no final do ano é que estarão disponíveis e teremos menos de 12 meses para preparar o dossiê”, afirma. Na sua opinião, a Estoril Sol tem todas as condições para ganhar a concessão. O grupo “tem um histórico de 60 anos no país, é idôneo, sempre fez muito mais do que era exigido, criou unidades de prestígio e qualidade, mas pode sempre aparecer alguém que esteja disposto a pôr mais dinheiro, no intuito do puro negócio”.

Certo é que o impasse reflete-se na gestão. “Andamos cautelosos, não podemos fazer investimentos que não possam ser recuperados no próximo ano e meio”, frisa e exemplifica: “Estamos mais eficientes na operação, mantemos o foco na imagem, mas não estamos a remodelar o parque de máquinas como era habitual.”

Lenta recuperação

O jogo de fortuna e azar já teve melhores dias e neste ano também ainda não deu ares da sua graça. Segundo Vieira Coelho, o cassino do Estoril estava a registrar a meio da semana uma quebra de 10,1% nas receitas e a sala de Lisboa apresentava-se negativa (menos 1%) face ao mesmo período de 2018. Para o gestor, há duas questões que podem estar a impactar negativamente a performance: a obrigatoriedade de identificar as pessoas que querem entrar à área de jogo, norma obrigatória na Europa e que se deve à lei de combate ao branqueamento de capitais; e um ligeiro arrefecimento da economia.

Certo é que o negócio dos cassinos já não é o que era. Em 2008, quando o país estava às portas da grave crise econômica, a atividade gerou receitas globais brutas com a exploração do jogo superiores a 380 milhões de euros, recorda Vieira Coelho. No ano passado, o volume atingiu os 318,8 milhões. Neste período, caíram mais de 16%. “Em 2013, bateu no fundo e tem vindo a recuperar devagar.”

Para o responsável, a quebra está indexada ao surgimento da raspadinha, concorrência que apelida de “brutal e que compete diretamente com as slot machines, que representam 80% das receitas dos cassinos”. O jogo online também fez as suas mossas, mas residuais, porque surgiu “um novo conjunto de clientes mais jovens, os millennials”. Aliás, defende, é necessário permitir a exploração de novos jogos, quer no online quer nos cassinos físicos. Na sua opinião, o setor terá de disponibilizar equipamentos em que o jogador sinta que a perícia tem um papel na sorte. “Já existem novos segmentos de máquinas que aliam um algoritmo de perícia ao resultado”, diz.

Líder de mercado

O grupo Estoril Sol é o incontestado líder de mercado do setor dos cassinos. As três salas que explora, que correspondem às concessões do Estoril e da Póvoa de Varzim, respondem por uma quota de mercado de 63%, com o Casino Lisboa a destacar-se claramente com 27% (números de fevereiro). No ano passado, o grupo registrou receitas brutas superiores a 196,6 milhões de euros, um aumento de 2,3% face a 2017. Nesse exercício, o Casino Lisboa contribuiu com 86,7 milhões (mais 3,5%), o Estoril com 64 milhões (0,5% de aumento) e o da Póvoa com 45,9% (3% de incremento).

Vieira Coelho afirma-se “muito satisfeito com a performance de Lisboa”, que não tem os mesmos encargos do Estoril, e recorda que “é um espaço de animação onde o jogo aparece como mais um elemento de lazer”. Nestes 13 anos, recebeu mais de 147 espetáculos e 22 milhões de visitantes. Implicou até à data um investimento global de 120 milhões.

Curiosidades

Receitas brutas: A sala de jogo de Lisboa, explorada pelo grupo Estoril Sol, gerou receitas brutas de 1,097 bilhões de euros desde a sua abertura. A larga maioria foi obtida através das slot machines (82%).

Impostos: Nestes 13 anos, o Casino Lisboa pagou ao Estado 582,1 milhões de euros. Em contrapartidas anuais (50% da receita bruta), o valor atingiu os 548,7 milhões. Em contrapartidas iniciais, fruto da concessão, liquidou 33,4 milhões.

Prêmios: O valor dos prêmios desde a abertura das portas, a 19 de abril de 2006, foi de 5,330 bilhões de euros. O Casino Lisboa, que tem 1.100 slots e 28 mesas de jogo bancado, recebe diariamente cinco mil pessoas. (Dinheiro Vivo – Sónia Santos Pereira)

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Casino Lisboa celebra 13 anos com concerto gratuito

As celebrações deste ano são protagonizadas, no dia 19, pelos Orelha Negra, que atuam, com entrada livre, a partir das 22h, no palco central do Arena Lounge

O Casino Lisboa recebeu mais de 22 milhões de visitantes ao longo dos 13 anos, o que corresponde a cerca de dois milhões por ano

O Casino Lisboa, que celebra 13 anos, no próximo dia 19, recebeu “mais de 22 milhões de visitantes” ao longo deste período, o que corresponde a cerca de dois milhões por ano, divulgou hoje a Estoril Sol.
“A elevada afluência de público – uma média diária de cerca de 5 mil entradas – reflete, de forma inequívoca, o êxito do Casino Lisboa”, que surgiu da reconversão do Pavilhão do Futuro da Expo’98.

As celebrações deste ano são protagonizadas, no dia 19, pelos Orelha Negra, que atuam, com entrada livre, a partir das 22h, no palco central do Arena Lounge, seguindo-se o DJ João Afonso.

Samuel Mira a.k.a. Sam the Kid, Dj Cruzfader, Francisco Rebelo, João Gomes e Fred, formam a banda Orelha Negra, banda que ficou conhecida em 2010.

O Auditório dos Oceanos, um dos espaços do casino no Parque das Nações, teve em cartaz, ao longo destes 13 anos, 147 espetáculos diferentes, num total de 2.561 sessões, aos quais assistiram “mais de 1,25 milhões de espectadores”.

‘STOMP’, ‘Momix’, “Crazy Horse”, ‘Os Melhores Sketches dos Monty Python’, ‘A Verdadeira Treta’, ‘Apanhados na Rede’, ‘Slava Snow Show’, ’40 e Então?’, ‘Nome Próprio’, ‘God’, ‘Filho da Treta’, ‘Mais Respeito que Sou Tua Mãe’ e ‘Raul’ foram alguns dos espetáculos deste palco, inaugurado em 2006 pela cantora lírica Natalie Choquette.

No ano passado, este palco recebeu sete produções. A peça protagonizada por Maria Rueff, ‘Zé Manel Taxista’, foi a que mais sessões registrou (42).

Este ano já subiram ao palco quatro produções, entre as quais ‘Lusitânia Comedy Club – O Porquê da Coisa’, que lidera o numero de sessões deste ano (11).

O Arena Lounge, o espaço central do Casino Lisboa, foi palco de espetáculos musicais e atuações de novo circo. Acolheu “mais de 650 bandas, além da música ambiente, da rubrica Juke Box” e 180 artistas circenses, de vários países.

A Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato foi a única que este ano esteve em cartaz, no Arena Lounge que, no ano passado, somou dez espetáculos, entre os quais concertos de Sérgio Godinho & Capicua e dos The Gift, que protagonizaram a passagem do ano.

A Galeria de Arte do Casino Lisboa recebeu 125 exposições de arte contemporânea, desde 2006. Foi inaugurada com uma mostra do colombiano Fernando Botero.

No ano passado foram apresentadas sete exposições, entre as quais “Raul”, dedicada ao ator Raul Solnado (1929-2009), concebida por Patrícia Reis, do ateliê 004, e por José Poeira, da produtora de espetáculos UAU.

Este ano já se realizaram as exposições de pintura ‘Percursos II – Variações’, de José Cardoso, e ‘Otros Mundos II’, de Sílvia Zang. (Notícias ao Minuto – Portugal – Com Agência Lusa)