Home Lotérica Lotéricos de São Paulo discutem segurança da rede
< Voltar

Lotéricos de São Paulo discutem segurança da rede

15/10/2008

Compartilhe

No último sábado(11), a FENAE Seguros em parceria com o SINCOESP – Sindicato dos Comissários e Consignatários de São Paulo realizou encontro para discutir a segurança nas casas lotéricas. O evento contou com a participação de representantes da Polícia Militar de São Paulo e do Paraná e da Caixa Econômica Federal. Além da exibição do cofre inteligente, que estará disponível para as casas lotéricas logo após a parceria entre a Fenae Corretora de Seguros e a Empresa Brinks de transporte de Valores.
O presidente do SINCOESP, Luiz Carlos Peralta abriu o evento comentando sobre as ações da Caixa Econômica Federal (CEF) para segurança, como a inclusão do adicional de segurança que, transferiu para o lotérico a responsabilidade pelos custos do serviço de carro-forte. Peralta não deixou de comentar sobre o resultado do estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, em que comprovou a situação crítica da Rede Lotérica, e cobrou uma atitude da CEF. “Esperávamos que a Caixa apresentasse alguma alternativa para melhorar a situação da categoria”, disse.

O tema segurança norteou toda a primeira parte do evento. O major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Alexandre Marcondes Terra, fez uma apresentação sobre a participação das casas lotéricas nos Conselho Comunitário de Segurança (Consegs), do qual é o coordenador estadual, além de comentar os trabalhos de parcerias realizados entre o SINCOESP e a Polícia Militar. Como exemplo, citou a produção do vídeo de treinamento interno dos Policiais sobre a rotina das casas lotéricas.

Arquitetura
Com um estudo sobre a influência da arquitetura e do urbanismo nos locais mais assaltados de Curitiba, o coronel Roberson Bondaruck apresentou um painel sobre a “Arquitetura contra o crime nas Casas Lotéricas”, em que demonstrou que atitudes simples como mudança de comportamento ou como o layout do interior da loja podem contribuir para a melhoria da segurança da lotérica. Com base neste estudo, a Caixa Econômica Federal produziu apostilas de orientação para segurança que serão distribuídas aos lotéricos de todo o país.
Completando o tema segurança a Empresa de transporte de valores Brinks apresentou aos lotéricos o modelo de cofre inteligente que armazena o dinheiro, registra a movimentação em relatórios e comunica toda a movimentação on-line para a tesouraria da Caixa. O valor é depositado à vista na conta 043 do empresário, e retirado pelo carro-forte da empresa de valores.
Loterias
Na segunda parte do evento o assunto principal foram as loterias. De acordo com a Caixa Econômica Federal haverá um investimento em equipamentos que permitirá a realização de sorteios mais rápidos do que os praticados atualmente, permitindo a divulgação ao vivo pela televisão. Modernizando o sistema dos sorteios e aproximando os jogos lotéricos dos apostadores.
Por outro lado nada foi falado sobre o reajuste imediato das comissões dos serviços realizados pelos lotéricos. Mas, de acordo com Paulo Toncovitch, gerente nacional da SUALO, a Caixa pretende enquadrar as lotéricas em um índice econômico que permita o reajuste nos preços das apostas anualmente, sem que seja necessário de tempo em tempos se reunir para discutir o tema.
Participações
O evento foi realizado no ITM Expo, no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo. Cerca de 300 empresários lotéricos estiveram presentes no evento. Que contou com a presença e participação da diretoria do SINCOESP; da FENAE Seguradora, da Empresa Brinks e, também de representantes da Caixa Econômica Federal.
Outra rodada
No próximo dia 25, será realizado um novo encontro na cidade de Ribeirão Preto, quando os lotéricos da Região poderão conhecer o modelo do cofre inteligente e, debater sobre o tema de segurança nas lotéricas. A região foi escolhida para garantir que empresários de cidades próximas garantam a presença na reunião.

O Encontro dos Lotéricos de Ribeirão Preto será realizado no Centro Nacional de Convenções (Av. Presidente Kennedy – 1835,    Lagoinha – Ribeirão Preto – SP – www.cenaconrp.com.br) (Ana Gabriela – AssImp Sincoesp)