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O Brasil está sendo apresentado aos bingos.

16/01/2004

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No dia 3 de agosto, milhões de pessoas que assistiam ao Fantástico, da Rede Globo, devem ter ficado surpresas com a peça publicitária exibida logo após Pedro Bial e Glória Maria, os apresentadores do programa, terem anunciado as atrações daquele noite. Pela primeira vez os bingos ocupavam espaço tão nobre na mídia para se apresentar, mostrar que não têm nada a esconder e que são uma atividade empresarial como outra qualquer, geradora de empregos e de recursos para o esporte.
O comercial, protagonizado pela atriz e humorista Nair Belo, mostrava de forma sincera, objetiva e honesta, os benefícios que os bingos trazem para a sociedade. Foi o pontapé inicial de uma abrangente campanha que, temos certeza, ajudou a corrigir a imagem deturpada – por vezes confusa – que a própria mídia ajudou a formar dos bingos – e que pesquisa de opinião pública revelou não encontrar ressonância na população. Chamou também a atenção de deputados e senadores para a importância da atividade, num momento em que a legislação está em compasso de espera, em Brasília, pronta para ser aprovada. Coincidência ou não, no dia 1º de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu um Grupo de Trabalho Interministerial para, num prazo de 45 dias, "avaliar e apresentar propostas para modificar a legislação que trata das atividades relacionadas à exploração do jogo de bingo." O presidente Lula, como todos
sabem, é um defensor dos bingos como gerador de recursos para o esporte e obras sociais, bem como o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.
A participação testemunhal de Nair Belo, apontada por pesquisas como uma das atrizes mais respeitadas e confiáveis do Brasil, foi importante, ainda mais considerando que ela só anuncia produtos nos quais acredita. Outro protagonista da campanha, veiculada durante 15 dias em seis emissoras de televisão (Globo, SBT, Record, Bandeirantes, ESPN e SporTV), cinco revistas de grande circulação (Veja, IstoÉ, Época, Caras, Quem) e complementada com banners no portal Ig e spots na Rádio CBN, foi o velejador Robert Scheidt, hexacampeão mundial da classe Laser e um dos maiores defensores do bingo como gerador de recursos para o esporte, ele mesmo testemunha do muito que o bingo pode fazer pelo esporte. Ele foi escolhido para reforçar o vínculo histórico do bingo com o esporte – não por acaso a campanha teve seu ponto alto durante os Jogos Pan-americanos de São Domingos, em agosto.
O esforço da Abrabin e de seus associados, que custou algumas centenas de milhares de reais, não foi motivado por vaidade. Foi, antes de tudo, um passo cuidadosamente planejado e necessário, num momento que julgamos histórico para a atividade. Daqui a alguns anos, quando os bingos estiverem regulamentados dentro das bases realistas pelas quais estamos lutando há tantos anos e os empresários do setor e seus trabalhadores exercendo suas atividades com tranqüilidade, sem receio de que alguma autoridade, que interprete a lei a seu bel-prazer, se ache no direito de fechar uma casa, olharemos para trás e confirmaremos como foi válida a decisão de fazer a campanha.
Mas é preciso ressaltar que a campanha não é uma medida isolada. Ela faz parte de um esforço de comunicação, complementado com um trabalho de assessoria de imprensa, que tem ajudado a estreitar as relações da Abrabin e dos bingos com os principais meios de comunicação. Não temos a ilusão de que todos os jornalistas hoje compreendam de forma clara o papel dos bingos e as aspirações do setor. Mas hoje na mídia existe a consciência de que os bingos têm interlocutores legítimos e gabaritados para responder pelo setor e esclarecer pontos que possam suscitar dúvidas. Não por acaso, os bingos têm sido objeto de matérias jornalísticas cada vez mais sérias e profundas, muito diferentes dos textos difamatórios tão comuns em anos atrás. Como exemplo, citamos a reportagem da IstoÉ!, de x de outubro, que aborda com respeito e isenção nossa atividade.
Tamanho esforço custa dinheiro e não pode ser interrompido agora que o País parece disposto, finalmente, a criar regras claras para o funcionamento dos bingos. A campanha publicitária, que teve o efeito de dar fôlego e confiança aos parlamentares que defendem a atividade, terá uma segunda etapa, em breve, que servirá para reforçar o compromisso dos bingos com a geração de empregos e recursos para o esporte e obras sociais. Contamos com o mesmo apoio de todos os associados.
Não vamos nos desmobilizar.
Diretoria da Abrabin