Home Vídeo Bingo Paraná: Delegado garante que jogo está proibido e que as apreensões continuarão
< Voltar

Paraná: Delegado garante que jogo está proibido e que as apreensões continuarão

18/06/2002

Compartilhe

Em Curitiba, o decreto estadual 4.599 que proibiu os jogos de caça-níqueis, caça-notas e caça-fichas há quase um ano, não é levado a sério nem por alguns comerciantes e nem por parte da fiscalização. Não bastassem as decisões contraditórias da Justiça, que hora concede liminares, às dezenas, autorizando o jogo com um tipo de argumento e, hora, com razões opostas determina rigor na fiscalização, agora surge uma nova modalidade de licença: um selo devidamente numerado, com uma cor padrão para cada mês, está sendo afixado nas máquinas com a frase: “proibido para menores de 18 anos”. As casas que exploram os jogos explicam que os selos, fornecidos pela autoridade policial, são trocados todos os meses.
O delegado-titular da Delegacia de Ordem Social de Curitiba, Fauze Salmen, diz que isto não é verdade. “O jogo está proibido e não existe selo. A própria empresa, que aluga as máquinas, deve estar trocando-o. As operacões policiais são contínuas, com apreensões. Só na última semana, a Delegacia de Ordem Social recolheu 40 máquinas. O Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) outras 60.”
Não é essa, porém, a versão dos comerciantes que contam a história para qualquer um, mas quando descobrem que se trata de repórter da Gazeta do Povo pedem “pelo amor de Deus” que não os incriminem. Eles temem represálias sérias e contam que as apreensões das máquinas de jogo foi iniciada em setembro do ano passado, mas a fiscalização foi arrefecendo e em muitos casos houve devolução por ordem judicial. Embora existam decisões judiciais confirmando a validade do decreto estadual 4.599, as ações policiais se restringem apenas as áreas de algumas delegacias.
O dono de um bar, no bairro Portão, contou que no seu estabelecimento duas máquinas funcionam com autorização judicial, alvará e selo. “Todo o mês, o pessoal troca o alvará fornecido pela polícia. Tem até um selo de cor diferente para cada mês. Por exemplo, agora, no mês de junho, ele é verde.” Outros comerciantes, em outros locais da cidade, confirmam, com detalhes, as mesmas informações.
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) mantém ações na Justiça, desde o ano passado, num trabalho contínuo, pedindo a cassação de liminares concedidas por juízes de várias cidades do Paraná e na quase totalidade dos casos, conseguindo reformar as decisões judiciais favoráveis a exploração dos caça-níqueis. Para o secretário de Governo do Paraná, José Cid Campêlo Filho, enquanto isto não acontece, as máquinas de rua causam mais malefício ao cidadão do que as dos bingos. “Qualquer um pode apostar nos caça-níqueis que estão no comércio, principalmente as crianças.”
Gazeta do Povo – PR – João Natal Bertotti